sexta-feira, 11 de outubro de 2013

HOMENAGEM AO DIA DAS CRIANÇAS - COLÉGIO COOPERATIVA - 2013.

          Dia 12 de Outubro é uma data especial. Concentramos nossas homenagens aos futuros professores, médicos, doutoras, dentistas, cientistas, governantes... Enfim, às nossas crianças.
         Mas, mais do que falar do futuro que será, o importante agora é relatar como é bonita e importante essa fase. E não poderia deixar de fazer um alerta e tentar ajudar os pais a resgatarem, junto com seus filhos, a verdadeira essência da infância, através de brincadeiras que a minha geração (talvez a sua também) não cansava de participar.
          Na rua, ou no quintal de casa, a diversão era juntar os amigos e nem perceber a hora passar. As brincadeiras de amarelinha, pular corda, dança das cadeiras, queimada, entre outras, foram responsáveis por boas risadas. E o melhor: não era preciso dinheiro para ter essas e outras atividades a toda hora e à disposição de qualquer um. 
           Essas brincadeiras eram consideradas “baratas” para o bolso de nossos pais e, ao mesmo tempo, simples e capazes de trazer diversos benefícios para a saúde, o crescimento e o desenvolvimento das crianças que a praticavam.

          E por que não resgatá-las e inseri-las entre as crianças de hoje?
          Sabemos que os pequenos da nova geração se interessam mais por brinquedos modernos e tecnológicos.             Estão cada vez mais conectados aos videogames, smartphones, computadores e similares. Não digo que devemos proibir as crianças de usarem aparelhos eletrônicos, mas que, então, utilizem videogames com sensores de movimento - que exigem que o jogador se movimente para cumprir as tarefas da brincadeira, em vez de apenas apertar os botões dos controles.
         No entanto, os benefícios das brincadeiras da nossa “velha infância” devem e podem ser revividos no dia a dia das crianças do século XXI. Através da amarelinha, pular corda, jogos de queimada, futebol, handball e dança da cadeira, por exemplo, há uma intensa atividade física, que contribui na queima de calorias e para a saúde dos pequenos. Além disso, através dessas brincadeiras, a criança é estimulada a desenvolver o equilíbrio, a coordenação neuromotora e rítmica, o raciocínio lógico e ainda a sociabilidade e a competitividade saudável.
       Para que isso se torne realidade, nada melhor que o incentivo e o exemplo para fazê-las a praticá-las. Uma dica é reunir a família e, juntos, brincarem uma das brincadeiras citadas. Além de estimular seu filho, esta será uma oportunidade para dividir boas risadas e curtir bons momentos, e ainda uma maneira de fortalecer os laços familiares.
       Fica a dica e minha homenagem especial ao Dia das Crianças, com o desejo que cada uma delas possa no futuro, assim como eu, lembrar com um grande sorriso no rosto de sua incrível, saudável e maravilhosa infância!
 Autor.Dr. Sylvio Renan
Enviado por: www.comuniquese.com.br 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Educação para o trânsito desde cedo

Educação para o trânsito desde cedo

Colégio Cooperativa realiza atividades  de conscientização junto aos alunos
Uma estratégia para conscientizar os futuros motoristas desde agora, mas também visando os pais. O Colégio Cooperativa está realizando uma série de atividades para desde cedo mudar uma realidade nada positiva.
 IMG_1536 IMG_1529
No país inteiro, se busca melhorar a segurança no trânsito com atuação nas áreas de infra-estrutura, fiscalização e prevenção. Mas essas ações ainda não foram suficientes para enfrentar a alta incidência de acidentes, e grande parte envolve também as próprias crianças como vítimas.
 IMG_1542 coo
Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), apenas em 2008, 6.819 meninos e meninas foram vítimas no trânsito no Brasil. Se não são vítimas, eles podem ainda sofrer com as fatalidades envolvendo os pais e familiares. Por isso a intenção  do Cooperativa é levar informação, e transformar os alunos em agentes de fiscalização dos pais. O que eles fazem errado, os filhos corrigem. Uma instrução eficaz.
Na escola meninos e meninas aprendem as regras de sinalização, o que pode e o que não pode no trânsito, e vão para casa educar os pais, e porque não aprender com muita alegria com seus amiguinhos.
IMG_1526 IMG_1509
 IMG_1502IMG_1547

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

AULA DE XADREZ

Alguns Benefícios Didáticos do Jogo de Xadrez
Autor: Alberto Filho [1]
O Cérebro é como um músculo, se usado Desenvolve Mais, caso contrário, atrofia...
"Sem Questionamento torna-se impossível alcançar o Discernimento..."
Criança jogando Xadrez
Ver com clareza não significa apenas ter bons olhos, mas ter olhos que queiram ver...
Parece que um dos grandes problemas dos nossos tempos é a visão quase sempre parcial que temos das coisas à nossa volta. Isso normalmente ocorre porque valorizamos a especialização. Desde cedo somos condicionados a buscar na especialização uma resposta para todos os nossos problemas. Isso limita nossa visão do mundo, uma vez que passamos a ver tudo como fragmentos.

É como se olhássemos o mundo de uma janela, e a parte visível representasse tudo o que existe. Se emocionalmente reagimos de uma maneira bem peculiar, diante de cada situação, assim como nós, todas as outras pessoas têm seu próprio modo de reagir às mesmas situações. Podemos constatar isso facilmente, pela observação dos nossos gostos, particularidades, medos, etc. 




segunda-feira, 2 de setembro de 2013

MATERIAL + ENEM

O material que utilizaremos no preparatório, além das listas de exercícios dos professores, está dividido da seguinte maneira:
1. Novo Enem ano 2
O contexto
Os objetivos
ProUni e Enem
O Enem e as universidades
O Enem reformulado
2. Entenda o +Enem nova edição
Descrição das seções do material
Complementos do portal
3. Para ler o mundo
Para ler o texto
Diagramas e infográficos
A matemática nas páginas dos jornais
Ler os mapas para ler o mundo
A linguagem publicitária
Tiras e charges: aprendendo por meio da arte
4. Exercite as múltiplas linguagens
40 questões de diferentes disciplinas testam a competência leitora
5. Os eixos cognitivos
A importância dos eixos cognitivos: educação na sociedade da informação
A matriz do Enem
6. As áreas do conhecimento e suas habilidades específicas
Linguagens, códigos e suas tecnologias
Objetos do conhecimento
Competências de área, habilidades específicas e 45 questões
Matemática e suas tecnologias
Objetos do conhecimento
Competências de área, habilidades específicas e 45 questões
Ciências da natureza e suas tecnologias
Objetos do conhecimento
Competências de área, habilidades específicas e 45 questões
Ciências humanas e suas tecnologias
Objetos do conhecimento
Competências de área, habilidades específicas e 45 questões
7. A redação no Enem
Os eixos cognitivos na redação do Enem
Práticas de produção de texto